6 maneiras de inovar seu “ano bíblico”
“Ano bíblico”, um termo comum no mundo religioso que se refere ao ato de ler diariamente a Bíblia no decorrer do ano. Para alguns é tradição, para outros, um verdadeiro desafio!
Você está cansado do ano bíblico tradicional? Quem sabe, frustrado por sempre desistir na metade do caminho? Ou ainda mais, você não tem forças para conseguir começar? Continue lendo e descubra novos métodos de fazer o “ano bíblico”.
1 - Meditação diária
Muitas pessoas se apegam a ideia de que o ano bíblico deve ser feito de forma costumeira, lendo a Bíblia completa no prazo de um ano, porém, é possível absorver melhor os ensinamentos contidos na Bíblia de outras formas.
Uma das formas de se estudar a Bíblia é selecionando passagens ou histórias específicas a cada dia, e meditando em cada trecho, buscando entender a história e aplicá-la para sua vida diária.
Para quem tem maior dificuldade em ler vários capítulos por dia, esse método pode ser bem eficaz, já que exige menos leitura e mais meditação!
2 - Ordem cronológica
Para aqueles que gostam de acompanhar uma sequência mais precisa dos fatos, esse método é o ideal!
Busque informações sobre qual a ordem exata dos acontecimentos e assim poderá ter uma leitura com a ordem correta e observar cada mudança de época e como o povo de Deus agiu em cada período.
3 - Fora de ordem
Outra estratégia eficaz para te motivar a ler a Bíblia é lendo fora de ordem. Você pode optar por começar lendo os livros que você mais gosta, ou quem sabe, começar pelos livros menores e ir aumentando gradativamente.
Sem dúvida é um método que te impulsiona a criar ânimo para ler os maiores livros no final e conseguir finalizar a leitura da Bíblia completa!
4 - Temática
Uma forma excelente de se aprofundar na Bíblia e entender cada detalhe é através da leitura temática. Através dessa leitura você conseguirá analisar profundamente cada tema da Bíblia e perceber como, apesar de épocas e sociedades diferentes, Deus não muda, e como tudo se interliga na Palavra de Deus.
Exemplos de tema: a divindade, a criação do mundo, etc.
5 - Com outros livros
Para facilitar a compreensão da Bíblia, contextualização histórica, ou até sobre a linguagem original em que a Bíblia foi escrita, um excelente método é a utilização de materiais complementares. Existem inúmeros livros e, atualmente, muitos vídeos e materiais disponíveis na internet, que aprofundam melhor em cada detalhe e servem de complemento para o entendimento da Bíblia.
Com esse método você poderá compreender mais profundamente sobre o que cada passagem significa, em especial, os livros proféticos.
6 - Estudo em conjunto
A última dica deste artigo é de estudar com outras pessoas. O estudo em conjunto motiva para que ninguém venha a desanimar, afinal, quando um estiver mais desanimado, o outro poderá incentivar a persistir.
Esse é um bom método pois você sempre terá outra pessoa com quem pode comentar cada nova descoberta ou compartilhar experiências. Também é possível inovar com dinâmicas entre os participantes, como decorar versos em conjunto, ou quem sabe, ter um grupo de estudo para debate onde cada pessoa fica responsável por apresentar alguma parte e assim todos podem debater e ter uma visão mais ampla de cada ponto estudado.
Ler a Bíblia é fundamental na vida do cristão, afinal, além de ser um livro extremamente rico, cheio de passagens inspiradores, exemplos de fé, narrar os acontecimentos futuros e dar ricos detalhes da vida de Jesus, a Bíblia é o canal pelo qual Deus se comunica.
Esperamos que essas dicas possam ser de ajuda para você, que você consiga persistir na leitura e conhecimento e possa estar sempre conectado com Deus!
Não se esqueça de compartilhar com os amigos para que eles também possam se animar a fazer o ano bíblico!