Como ser bons pais no século XXI?
Como podemos afirmar que sabemos mais coisas que nossos filhos, nos dias de hoje? Façamos uma breve análise:
• Quando você recebe um aparelho eletrônico novo, quem é que sabe ligá-lo?
• Quando seu celular dá problemas, quem é que sabe resolvê-los?
• Quem sabe operar com mais “facilidade” o aparelho de GPS?
• Quando você era criança, havia 8 ou 10 canais de TV, e hoje, quantos são?
• Sabe o que é whatsapp? E hashtag#? Não sabe? Então me desculpe, mas, “kkk”. Ahh, você não sabe o que é “kkk”? Aí ficou difícil, hein?
Se analisarmos friamente, veremos que nossos filhos têm recebido uma carga de informações tão vasta, que dificilmente traremos a eles uma informação totalmente nova, algo que eles nunca tenham ouvido falar, em matéria de tecnologia. Entretanto, existe um tipo de ensinamento que Deus designou a vocês, queridos pais. A Bíblia diz até como esse conhecimento deve ser transmitido aos seus filhos.
Agora pare e pense. Você já sabe como deve ensiná-los, mas a pergunta que você tem de fazer a si mesmo é: Eu sei sobre o que devo ensiná-los? Parece simples, mas o fato é que nós estamos tão distantes do caráter de Deus e de Sua lei, que não temos tido condições de ensinar aos nossos filhos os motivos pelos quais Deus nos pede que sejamos diferentes do mundo. Afinal, vocês já devem ter percebido que, antigamente, era suficiente que nossos pais apontassem o caminho para que seguíssemos por ele; mas para nossos filhos, precisamos provar que o caminho é aquele.
Queridos pais, se alguns de vocês tiverem problemas de relacionamento com seus filhos; se eles estiverem adotando uma postura de intransigência e de alguém que “sabe tudo”, lembrem-se de que vocês têm um “algo mais” que eles precisam para ser felizes.
Não é dinheiro, segurança, conforto, conhecimento secular, nem mesmo iPhones, iPods ou iPads. O “algo mais” que vocês têm para os seus filhos, é o tempo de convivência com Jesus, que traz a vocês uma experiência extremamente necessária para a felicidade deles. Os seus momentos de reflexão, meditação e estudo da palavra de Deus é que farão a diferença para que vocês consigam dizer com segurança: “Enquanto eles vêm com o milho, eu já estou com o fubá”.
Mas, amigos. Se vocês não têm esses momentos com Deus, cuidado! Mudem suas prioridades, encontrem tempo para isso o mais rápido possível, ou então, daqui há alguns dias, vocês terão de dizer: “Enquanto eles vêm com o milho eu ainda vou arar a terra”.
Participemos ativamente na obra de Salvação de nossos filhos. Que naquele grande dia, possamos dizer com alegria: “Eis-nos aqui, com os filhos que Tu nos deste”.