CaracterÃsticas de Um LÃder e Uma Liderança de Sucesso
“Um líder é um vendedor de esperança. ” - Napoleão Bonaparte
“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. ” - Harry Truman
Você já parou para pensar na importância de um líder?

O líder é o responsável pelo desenvolvimento conjunto de algo, é o responsável pela unidade, o responsável pela empatia, crescimento. O líder é o modelo de conduta, é o que inspira, é o que molda, é o que motiva, é o que controla. Quando erros são cometidos, o líder assume a responsabilidade. O líder é o que mais serve, o que menos sabe, o que mais ouve.
É a liderança importante hoje?
Olhe para as famílias destroçadas, para as escolas desordenadas, para as igrejas sem religião, para as empresas falindo, para o crescimento do anarquismo, para a rebeldia juvenil. Isso tudo é a falta de um líder, a falta de “um vendedor de esperança. ”
Alexandre o Grande, com um exército de apenas 47 mil homens derrotou o exército Persa estimado entre 200 mil e 1 milhão de homens na batalha de Gaugamela. Você já pensou que diferença gigante?
Alexandre, motivando, unindo o exército em torno do mesmo objetivo, conseguiu executar tal feito. A maior diferença entre os dois exércitos era a de um homem, o homem que os liderava.
Ele saiu com seu exército da Grécia, e em menos de 10 anos dominava o maior império de sua época.
Se Alexandre conseguiu liderar seus homens com um objetivo tão vil, o da guerra, e conquistou o mundo.
Quanto mais não pode fazer um líder com objetivos muito mais altos hoje?
A sociedade, as empresas, a família, as pessoas... precisam de alguém que os lidere a algo melhor.
Veremos artigo características importantíssimas de um líder e de uma liderança eficaz.
Parte 1- O líder
1- Humilde

“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir. “ Mateus 20: 26,27 parafraseado.
Quando se fala em líder, muitos pensam na pessoa que mais sabe, na pessoa que dá ordens, na pessoa inatingível, na que nunca erra. O líder é muito confundido com um tirano, um ditador. Essa maneira de liderar, ditatorial, hoje não funciona mais.
O líder deve ser alguém que está junto com a equipe, que sabe ouvir conselhos, que sabe que pode errar. Ele lidera com a equipe, se é necessário colocar a mão na massa, ele coloca.
Alexandre o Grande, lutava na linha de frente de sua cavalaria. Sabia por nome cada um dos soldados de sua cavalaria. O imperador Persa do outro lado, comandava de longe suas tropas de maneira confortável e aparentemente protegida enquanto seus homens estavam frente a morte.
Quando um líder é humilde, os subordinados percebem isso. Eles veem que ele não apenas manda, mas que trabalha também. Quando veem que ele não busca o bem apenas de si próprio, mas do time como um todo. Que ele ouve, aceita opiniões e aceita quando está errado. Eles se dedicam mais pois percebem que a luta não é pelo líder, mas pelo time. A instituição cresce mais pois mais mentes pensam juntas e o líder é flexível aos pensamentos.
2- Íntegro

Olhe para os líderes do Brasil. Pense em uma característica comum a maioria dos políticos brasileiros. Você pensou em corrupção? Essa, infelizmente é a característica marcante da política brasileira. O pior de tudo é se formos olhar para o povo brasileiro, corrupção e desonestidade também são características sobressalentes.
Na bíblia, em Josué 24:31 lemos: “Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que sobreviveram a Josué e que sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a favor de Israel. “
Um líder influencia a maneira de agir e de prosseguir de seus liderados. Os conceitos do líder, são passados voluntaria e involuntariamente aos liderados. Veja que o povo de Israel serviu ao Senhor “Todos os dias de Josué” e “Todos os dias dos anciãos”. Em outras palavras, enquanto a liderança servia ao Senhor, o povo servia ao Senhor.
Quão importante não é para um líder a integridade, a honestidade em tudo. A escritora Ellen Gould White escreve o seguinte:
“Quando um homem se achar realmente ligado a Deus, e observando Sua lei em verdade, sua vida revelará este fato; pois todas as suas ações se encontrarão em harmonia com os ensinos de Cristo. Não venderá sua honra por lucro. Seus princípios são edificados sobre o firme fundamento, e sua conduta em assuntos temporais é um transcrito de seus princípios. A firme integridade brilha como o ouro entre o cascalho do mundo. ”
Ao verem a integridade no líder, os outros serão estimulados a serem íntegros e serão motivados a trabalhar de maneira sincera pelo empreendimento, seja uma empresa, uma igreja ou a própria família.
Integridade é requisito indispensável.
3- Decidido

“Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir. “ - Napoleão Bonaparte
Dissemos no capítulo da humildade, que um líder deve ouvir e também admitir que erra. Um líder porém não pode ser como a água, que segue a corrente e ao ver um obstáculo se desvia. Ouvir é uma coisa, ser manipulado pelo medo do que se ouve ou de quem fala, é outra coisa totalmente diferente.
O líder deve tomar suas decisões, estabelecer seus princípios, suas metas e não mudar de decisão por nada a não ser que realmente veja que está errado. O líder é aquele que é capaz de tomar as decisões e mantê-las.
Umas das piores coisas na liderança é quando o líder ouve todas as opiniões e concorda com todas elas, sem decidir que rumo tomar senão todos os rumos, ou nenhum rumo. Os subordinados olham para o líder como aquele que irá tomar a decisão, portanto cabe ao líder tomá-las.
Para as decisões serem bem tomadas, é necessário humildade, para que a decisão não seja fruto do orgulho, e sim da busca pelo desenvolvimento. É necessário integridade, para que elas sejam tomadas de maneira sensata e com clareza. E quando elas são tomadas, é necessário decisão firme para que não se volte atrás com o menor vento de dificuldade.
Parte 2- Liderança
1- Empatia

O conteúdo apresentado nos 3 próximos parágrafos foi retirado do livro: O Poder da Inteligência Emocional, de Daniel Goleman:
Uma pessoa emite sinais que podem alterar os níveis hormonais, a função cardiovascular, o ritmo do sono e a função imunológica do corpo de outra.
No início de uma interação, cada corpo funciona com o próprio ritmo, depois de um tempo, um fenômeno conhecido como espelhamento faz com que eles apresentem, fisiologicamente falando, uma espantosa similaridade. Uma pesquisa revelou que mesmo em silêncio, quando pessoas estão juntas, a pessoa de carga emocional mais forte transmite seu estado de espírito aos outros dois, sem pronunciar uma só palavra.
O mesmo ocorre nas empresas, o grupo passa a compartilhar os mesmos sentimentos e emoções; sejam elas boas ou más.
O que podemos aplicar em relação a liderança nesses três parágrafos?
1. Suas emoções como líder moldam e são moldadas pelos liderados
2. A equipe com o passar do tempo trabalhará com um mesmo ritmo
3. A pessoa com carga emocional mais forte ditara o ritmo emocional do grupo
Quando o líder age de maneira pessoal, tratando cada um dos subordinados como igual, se preocupando e criando uma relação de empatia, ele faz com que cada um motive o outro a dar o seu melhor e com o tempo a equipe toda estará com o mesmo ritmo de crescimento.
Quando o líder é o mais motivado, o mais dedicado, o que mais leva os objetivos a sério, ele passa a influenciar como nenhum outro a sua equipe.
Imagine agora que o líder é desmotivado, trata os empregados de forma ditatorial e sem empatia. O que acontece? E se o líder liderar com raiva? Toda a equipe passará a sentir essa carga emocional do líder e em pouco tempo a equipe estará como o líder. Descontente, desmotivada, estressada, buscando um derrubar o outro.
Empatia, portanto, com uma boa motivação é essencial na liderança, é essencial para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade.
2- Motivação

Você viu no último capítulo que a empatia, o comportamento e o humor do líder e da equipe estão interligados, que como o líder está, assim estará a equipe. Portanto motivar a equipe e a si mesmo é essencial para que o rendimento seja bom e aceitável.
A pergunta da vez é: Como estar motivado?
A resposta é mais complicada do que se diz e mais simples o que parece. Ela será tratada aqui, mas engloba todo o artigo, portanto ao terminar este capítulo você saberá a resposta, mas ela somente será completa quando você terminar de ler o artigo.
Como assim?
Estar motivado não é assistir um vídeo motivacional e assim ir animado para o trabalho, não é ler um livro sobre mudança ou autoajuda e ter a vida mudada, motivação nem mesmo é correr e gritar “Eu posso”, “Eu consigo”. A motivação engloba uma série de coisas, uma série de características:
· Integridade, para fazer o que se faz com a mente limpa
· Decisão, para saber que o que se faz é o que deve ser feito
· Visão, para saber porque se faz o que se faz e que vale a pena fazer o que se faz (sobre visão veremos no próximo capítulo.)
Quando você luta para ter estas características, você passa a se motivar e a motivar os outros. Quando você tem empatia pelos outros, quando você olha para os outros com humildade, você percebe o que é necessário fazer para motivá-los.
Não deixe para depois, comece agora a desenvolver as qualidades necessárias para estar motivado e para motivar!
3- Visão

“Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. “ - Joe Namath
Liderar algo ou alguém sem visão, é como remar na contracorrente de um rio prestes a desembocar em uma cachoeira. A visão na liderança é literalmente como os olhos, que te mostram por onde prosseguir e aonde você vai chegar fazendo isso.
Você já traçou uma meta para a sua empresa ou para a sua igreja ou para sua família ou até mesmo para a sua vida? Como você pode ir a algum lugar se você não tem nenhum lugar para ir? O primeiro passo para uma liderança de visão, é pegar um papel e uma caneta.
Pegue um papel e uma caneta e anote aonde você quer chegar, porque quer chegar lá, o valor da conquista de chegar lá e todos os pormenores envolvidos.
Depois de ter anotado tudo, incorpore isso em sua vida, monte uma frase que englobe sua visão e a decore, a incorpore em sua vida e a incorpore na vida da sua empresa. De aos seus liderados um motivo para fazerem o que fazem, mostre para eles o caminho e aonde ele vai levá-los e veja que ficará mais fácil e percorrer o caminho.
Mostre ao seu time a visão e como ela trará benefícios não apenas a você, mas a eles e ao mundo como um todo, mostre-os que eles fazem a diferença, que eles são importantes para que a visão se torne realidade.
Com visão vem a motivação e o crescimento.
Ao terminar de ler o artigo, pegue papel e caneta e se não tiver uma visão ainda, defina uma.
Você viu características valiosíssimas para um líder e uma liderança de sucesso, mas o conhecimento nunca tem fim. Fomos feitos para contínuo crescimento e desenvolvimento, Deus colocou no ser humano um desejo de crescer cada vez mais, de nunca parar, de sempre buscar algo mais alto.
Portanto busque, estude, dedique-se, pratique e cresça.
Ao buscar, não se esqueça de procurar no melhor compêndio sobre liderança que existe, a bíblia. Nela você vê as experiências dos maiores líderes que já existiram, nela você vê conselhos do líder soberano e criador, do líder máximo e infinito; Jesus Cristo.
Estude a bíblia, estude os evangelhos. Veja como Jesus fez o impossível em pegar um grupo com visões totalmente diferentes, cada um buscando ser melhor que o outro e passar a perna um no outro, indoutos, sem formações maiores e fazer deles um grupo de elite que tinha uma motivação que sobrepujava provações, pobreza, ridicularização e até mesmo a morte. Uma motivação tão grande que era passada de geração em geração e que 2000 anos depois ainda continua viva.

Esse grande líder deixou seus ensinamentos escritos na bíblia e está totalmente disposto a ensina-lo como ser um líder de sucesso. Dedique-se e busque aprender dEle, Ele nunca rejeita alguém que o busca com humildade e sinceridade:
“...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. “
João 6:37