O que fazer quando o desânimo vem?
Elias estava curvado sob o desânimo e a depressão. Para quem conhece a história daquele profeta — um dos maiores do Antigo Testamento, é até difícil de acreditar que estivesse escondido numa caverna. Atendendo ao chamado de Deus, ele havia começado uma grande reforma, desafiando a idolatria e ajudando o povo a decidir-se ao lado de Deus.
No entanto, como ocorre com todo ser humano ao perceber que as coisas não vão bem, achou que podia fazer tudo sozinho. Então, sentiu que as coisas fugiram do controle ou da forma que ele achava que deveriam ocorrer. “E ele disse: [...] Eu fiquei só.” 1 Reis 19:14.
Poucas horas depois daquela grande manifestação do poder de Deus no Carmelo, os planos de Elias foram transtornados num piscar de olhos. A missão que Deus lhe havia confiado foi substituída pela depressão e, finalmente, pelo desânimo. Fora avisado de que Jezabel, a famosa rainha idólatra e incrédula, queria vê-lo morto. Sem pensar muito, fugiu para Berseba onde se manteve recluso de tudo e de todos. Desejando que a morte o levasse, afundou-se mais e mais na depressão. Esqueceu-se das grandes obras que Deus realizara por seu intermédio.
Ali mesmo, foi visitado duas vezes pelo anjo de Deus, que o refrigerou com alimento (ver 1 Reis 19:8). Chegando ao monte Horebe (Sinai), entrou numa caverna, esperando ficar só e imperturbado. Há muitos que, como Elias, se refugiam nas cavernas. Pensando no suposto abandono, concluem que já não adianta mais tentar fazer a diferença. “Chega de lutar!” é a conclusão final de muitos.
“Esquecendo-se de Deus, Elias fugia mais e mais. [...] pediu a morte para si mesmo. [...] Fugitivo, longe da habitação dos homens, o espírito causticado pelo amargo desapontamento, ele desejou nunca mais olhar a face de um homem.” Ao vir a este mundo, Jesus nos chamou para uma missão: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19 e 20).
Têm os jovens, principalmente, o dever e o privilégio de se deixarem usar na causa do Senhor para alertar o mundo acerca do que é a verdade. Assim como Deus, há uma pessoa que tem extremo interesse nos nossos talentos e dons — Satanás.
Ele sabe que todos têm muito valor nas mãos de Jesus, especialmente os jovens. “Satanás [...] leva alguns a perderem de vista sua alta e santa missão, e a se tornarem satisfeitos com os prazeres desta vida. Encaminha-os para o comodismo ou [...] a se mudarem dos lugares onde poderiam ser uma força para o bem. [...] Quando somos envolvidos pela dúvida, [...] Satanás procura abalar nossa confiança em Deus. É então que ele faz desfilar diante de nós nossos erros, e tenta-nos a desconfiar de Deus, a pôr em dúvida Seu amor.”
Mas, qual é o segredo para levantar a cabeça e sair da caverna?
“Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus. Considerai, pois Aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra Si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos” (Hebreus 12:2 e 3).
Assim como na experiência de Elias houve um final feliz, assim também ocorrerá com o cristão fiel, seja ele jovem ou não.
“Aqueles que [...] são tentados a dar lugar à desconfiança e ao desânimo, podem encontrar coragem na experiência de Elias. [...] Não é somente para homens em posição de grande responsabilidade a lição da experiência de Elias [...] Aquele que foi a fortaleza de Elias é forte para sustentar cada um de Seus filhos em luta, não importa quão fraco seja. [...] Em sua própria força o homem é fraco; mas no poder de Deus ele pode ser forte para derrotar o mal e ajudar outros a derrotá-lo. Satanás jamais obtém vantagem sobre quem faz de Deus sua defesa.”
Cristo olha para você com muita atenção, esperando que você, por sua vez, olhe com toda fé para Ele, e com a Sua ajuda tome uma decisão. “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem” (Lucas 21:36). “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lucas 22:31 e 32).
Todas as pessoas estão sujeitas a cair na mesma dificuldade em que o profeta Elias esteve.
“Na experiência de todos surgem ocasiões de profundo desapontamento e extremo desencorajamento [...] Pudéssemos em tais ocasiões discernir com intuição espiritual o significado das providências de Deus, veríamos anjos procurando salvar-nos de nós mesmos, [...] e nova fé, nova vida jorrariam para dentro do ser.”
Deus pode fazer grandes coisas através dos seus servos. Hoje, Cristo chama a cada irmão, irmã e jovem para que saia da sua caverna, seja ela qual for, e siga olhando para frente e para cima. O profeta continuou a sua missão na terra, o Senhor estava ao seu lado. Será um grande privilégio para você e para mim ouvir de Jesus: “Bem está, servo bom e fiel. Entra no gozo do teu Senhor.”
Gostou do conteúdo? Melhore sua auto-estima, seu relacionamento com Deus e com outras pessoas através do nosso curso “Segredos Para Uma Vida Feliz”.